Após a definição das necessidades do cliente, inclusive com os resultados da pesquisa qualitativa, a aplicação de pesquisa quantitativa é estabelecida com a metodologia que melhor se encaixe ao cliente, pensando na relação custo-benefício.
Na aplicação da pesquisa quantitativa é feito o levantamento das informações através da aplicação de um questionário estruturado, observando o comportamento do consumidor como um todo e o que ele procura, além da marca, do preço, da disposição nas gôndolas, das propagandas e promoções que são variáveis da aplicação de pesquisa quantitativa.
Na experimentação da aplicação de pesquisa quantitativa os entrevistados avaliam alguns produtos ou serviços com a finalidade de eleger o melhor ou pior, elaborando um benchmarking entre os produtos avaliados.
A preparação do questionário de aplicação de pesquisa quantitativa visa à entrevistas / perguntas focadas em responder questões pertinentes ao contratante da pesquisa.
O questionário de aplicação de pesquisa quantitativa envolve caracterização da unidade de informação, filtros do entrevistado, perguntas fechadas e abertas.
O processo de aplicação de pesquisa quantitativa é composto pela apresentação de um questionário inicial elaborado por um analista e submetido ao cliente para ajustes. Depois de aprovado é iniciado o pré-teste, observando a facilidade de preenchimento, a consistência lógica e, principalmente, se são contempladas as respostas desejadas.
Com base nos questionários pré-testados é realizada a correção do questionário de aplicação de pesquisa quantitativa, objetivando eliminar as inconsistências lógicas e dificuldades encontradas durante a entrevista sem, no entanto, deixar de contemplar as respostas de todas as questões investigadas pelo cliente.
Com as informações da população, da margem de erro desejada e das informações secundárias, é determinado o tamanho da amostra de aplicação de pesquisa quantitativa, tendo como variáveis o intervalo de confiança, o índice de respostas e a qualidade das respostas. Ainda é determinante nessa etapa considerar as interferências estatísticas dentro do cenário que se deseja apurar e, principalmente, a limitação dos recursos financeiros destinados ao estudo.
A coleta de dados para aplicação de pesquisa quantitativa pode ser feita por entrevista telefônica, pessoal ou no browser da Internet, sendo disponível para a coleta por telefone 30 pontos de atendimento próprios da Vis Soluções com possibilidade de gravação digital e auditoria via web.
Na aplicação de pesquisa quantitativa com entrevistas pessoais, estas são feitas diretamente nas vias de grande circulação, em centrais locations ou nas residências dos entrevistados com agendamento prévio.
Via Internet, a aplicação de pesquisa quantitativa é mais veloz na captura das respostas. Porém, deve-se observar a menor adesão proporcional e um maior viés estatístico. Nesse tipo de coleta é disponibilizado um profissional web design para desenvolver o sistema, a hospedagem dos formulários, o banco de dados e o sistema para tabulação.
As respostas obtidas são agrupadas estatisticamente sem identificar o público, mas garantindo a análise de forma precisa. Essa tabulação utiliza o sistema Pesq for Windows que constrói toda a estrutura de digitação com consistência “real time” e permite uma completa tabulação (meio de parametrização) sem precisar de programação.
O processamento da aplicação de pesquisa qualitativa compreende a codificação das perguntas semiabertas e abertas, a digitação das informações ou importação das respostas eletrônicas digitadas em outros sistemas e a ponderação de amostra com as variáveis para corrigir distorções amostrais. Contempla, ainda, a recodificação dos dados para criação e modificação de variáveis, o cruzamento de variáveis em três dimensões e a inserção de filtros nas bandeiras compostas por vários cruzamentos.
A tabela com as respostas cruzadas da aplicação de pesquisa quantitativa contém diversas informações a fim de responder ao cliente questões finais encontradas dentro do book de processamento pelo analista de mercado.
Com o resultado da aplicação de pesquisa quantitativa é preparada uma apresentação em Power Point contendo as informações relevantes de todas as perguntas e permitindo a fácil assimilação das respostas dadas pelos entrevistados. Deste modo, são compiladas todas as percepções, sugestões e recomendações que possam orientar o cliente nas ações posteriores à aplicação da pesquisa quantitativa.
Um relatório menor é preparado contendo apenas as informações gerenciais da aplicação de pesquisa quantitativa. O sumário executivo traz somente respostas diretas às perguntas do cliente e suas conclusões.
Entre em contato conosco: + 55 (11) 3779-0210
por exemplo: "Av Brasil, 100 - São Paulo, SP"